Ícone do site Portal Nosso Goiás Notícias

Procon orienta consumidor sobre como evitar excesso de ligações indesejadas

Ligações indesejadas, em muitos casos, podem acabar resultando em golpes e prejuízos. Mas há ferramentas que ajudam a resolver o problema (Foto: Procon Goiás)

Todos os dias, muitas pessoas recebem dezenas de ligações telefônicas provenientes de bancos, operadoras de telefonia celular, empresas de telemarketing e mesmo de golpistas. São ligações indesejadas e que, em muitos casos, podem acabar resultando em golpes e prejuízos.

Para barrar esse tipo de ligação e evitar perda de tempo, o Procon-Goiás mostra aos consumidores que existem ferramentas capazes de ajudar a resolver o problema.

“O excesso de ligações pode ser considerado como assédio e configura crime”, enfatizou o coordenador da Escola Estadual de Defesa do Consumidor, Henrique Teixeira.

Conforme explicou, em caso de cobrança indevida, o primeiro passo é o consumidor pedir para que seu número de telefone seja retirado da base de dados da empresa.

“Se isso não for respeitado, a pessoa pode fazer reclamação no Procon-Goiás ou mesmo na Delegacia do Consumidor, além de poder também ingressar na justiça comum por dano moral”, reforçou.

Ligações indesejadas

Henrique Teixeira dá outras dicas de como minimizar o problema.

O seviço da Anatel nãomeperturbe.com.br é uma opção. No próprio site do Procon, o consumidor tem acesso ao bloqueio de telemarketing. Para isso deve entrar no site, na aba específica e cadastrar o seu celular.

Após isso, as diversas empresas cadastradas vão ter de parar as ligações. Também existem aplicativos que são capazes de filtrar as ligações, ajudando o consumidor a atender o que realmente tem interesse.

Para evitar ligações indesejadas, você pode seguir estas orientações:

Por Juliana Carnevalli via Agência Brasil Central

Sair da versão mobile