27 de abril de 2024
Noticia e política

Anápolis: prefeitura tem protagonismo feminino inédito entre o secretariado

Prefeito Roberto Naves dá protagonismo às mulheres que ocupam quase metade das secretarias da administração

Pela primeira vez, o secretariado da Prefeitura de Anápolis tem uma presença feminina tão forte. Entre os principais auxiliares do prefeito Roberto Naves, seis — de um total de 14 auxiliares — são mulheres, algo inédito na administração pública anapolina.

Elas ocupam espaços de protagonismo, com os comandos de pastas fundamentais para a gestão, como as secretarias municipais de Educação; Saúde; Integração Social, Cultura, Esporte, Trabalho, Emprego e Renda; Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos; Controladoria-Geral do Município e Chefia de Gabinete do prefeito e do vice-prefeito.

De acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres são 51,5% da sociedade anapolina, mas nunca encontraram tanto espaço nas posições de governo como agora.

Na Educação, Flávia Fernanda de Souza assumiu a secretaria depois de 21 anos na Rede Municipal de Ensino e três anos como diretora de Ensino do município. Gestora em Saúde Hospitalar e advogada atuante no Direito Médico, Odontológico e da Saúde, Elinner Rosa lidera as políticas da Secretaria de Saúde desde 2022.

Na Integração Social, Cultura, Esporte, Trabalho, Emprego e Renda, Márcia Jacinta. Com 16 anos de experiência na função pública, ela dá sequência aos programas que eram executados por Eerizania Freitas, ex-titular da pasta e agora coordenadora de Políticas Sociais.

A Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, que jamais tivera uma mulher à frente, agora é comandada por Flávia Ribeiro, responsável pela implantação do Programa de Crescimento de Anápolis (ProAna) e diretora de Fiscalização de Obras Civis por dois anos.

Na Chefia de Gabinete do prefeito e do vice-prefeito, a advogada Bruna Ghannam mantém o protagonismo feminino. A Controladoria-Geral do Município tem à frente Alaine Alves Valim, responsável pelo planejamento, coordenação, articulação e controle de políticas voltadas para auditoria preventiva, fiscalização e acompanhamento da gestão de sistemas administrativos e operacionais.

Todas elas participaram nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, de uma roda de conversa com as jornalistas de Anápolis. Foram mais de duas horas de trocas de experiências e integração em prol do protagonismo feminino.

“Importante criarmos espaços de debates para que a mulher tenha voz e que reconheça seu importante papel na construção de uma sociedade”, afirmou Eerizania Freitas.

A chefe de Gabinete do prefeito e do vice-prefeito, Bruna Ghannam, avalia que compartilhar experiências ajuda a inserir outras mulheres em posições de destaque. “Essa iniciativa contribui para a gente unificar testemunhos de cada mulher. Assim a gente se fortalece cada vez mais”, ressaltou.

A jornalista Fernanda Morais espera que encontros como estes se repitam. “Foi uma ótima oportunidade para conversarmos, falar de projetos e sonhos. Espero que aconteça mais vezes. Podemos aprender com a história de vida de cada uma e também contribuir”, apontou.

A secretária Flávia Ribeiro diz que ouvir as vivências de outras mulheres “reforça o exemplo para que não baixemos a cabeça e sigamos lutando por um mundo mais justo.”

Para a jornalista Inaê Ribeiro, o debate é válido, sobretudo numa data que comemora as conquistas femininas. “Temos que gerar essa proximidade entre poder público e nós da comunicação ficamos muito felizes. Nós, como mulheres, precisamos andar sempre de mãos dadas para construir um futuro melhor”, avaliou.

Secom Prefeitura de Anápolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *