27 de abril de 2024
Noticia e políticaSaúde e comportamento

Hospital de Câncer Araújo Jorge inaugura novas instalações do Centro Cirúrgico eamplia atendimento

Eventoque será realizado na próxima segunda-feira, 25 de março,contará com a presença de diversas autoridades do Estado de Goiás, promotores do MPGO, MTP-GO, TJGO, parlamentares goianos e de Minas Gerais, representantes deentidades de classe ede instituições filantrópicas de combate ao câncer

Com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado aos pacientes oncológicos do Estado de Goiás, o Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) irá inaugurar as novas instalações do Centro Cirúrgico na próxima segunda-feira, 25 de março, a partirdas 8h, com visita do público às instalações.

O setor que anteriormente tinha nove salas passará a ter 11, todas completamente estruturadas e modernas, com capacidade para realizar cirurgias de média e alta complexidade.Mensalmente, o HAJ realiza 776 procedimentos cirúrgicos, com a ampliação, haverá o crescimento de pelo menos 25% nas cirurgias mensais.O novo Centro Cirúrgico atende todas as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conforme destaca o presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), Dr. Jales Benevides, além da sociedade ter acesso mais rápido a cirurgias, “a ampliação representa mais qualidade, conforto e segurança para o paciente oncológico.”

A área reformada para a construção das novas salasé 900 m². A obra foi estimada em R$ 3.232.687,45 e executada por R$ 1.708.561,67, representando a economia 47,15%. A redução dos gastos foi possível devido ao rigor do processo de compras de materiais, o uso de mão de obra própria e o acompanhamento rigoroso de toda a execução do projeto, garantindo não só o primor, mas a economicidade. “É fundamental para um hospital filantrópico a responsabilidade e eficiência na gestão dos recursos”, reforça Benevides.

Estarão presentes na inauguração várias autoridades do Estado, promotores do Ministério Público de Goiás (MP-GO), Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) e representes da Sociedade Civil. Também irão acompanhar a solenidade a presidente do Instituto Lado a Lado, Marlene Oliveira, e o presidente da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (Abificc), Pascoal Marracini.

Outra figura pública presente será o deputado federal Weliton Fernandes Prado (Solidariedade-MG), autor da lei n.° 14.758, de 19 de dezembro de 2023, que criou a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A norma visa reduzir a incidência de câncer, melhorar a qualidade de vida dos pacientes, diminuir a mortalidade, eliminar os vários tipos de cânceres e assegurar que o paciente tenha acesso ao cuidado integral.

Durante o evento, o presidente da ACCG fará prestação de contas aos órgãos envolvidos na construção das novas instalações do centro cirúrgico, entre eles MPGO, MPT-GO, TJGO e instituições parceiras que doaram recursos ao HAJ.

Pioneirismo

          O Hospital de Câncer Araújo Jorge é o Único Centro de Alta Complexidade em Oncologia de Goiás (Cacon) e está entre as cinco instituições que mais realizam cirurgias pelo SUS no Brasil. Anualmente, a instituição faz 11.881 procedimentos, com as novas salas, a expectativa é aumentar esse número para mais de 14 mil procedimentos, um aumento de mais de 20%.

Além disso, o Hospital recebe pacientes dos 246 municípios goianos e, em 2023, atendeu 79.215, 91% pacientes do SUS, realizando:


– 1.249.978 procedimentos cirúrgicos;
– 253.588 aplicações de radioterapia;
– 112.903 aplicações de quimioterapia;
– 35 transplantes de medula óssea, todas com sucesso.

Juntos pela Vida

Os recursos arrecadados com a campanha Tempo é Vida, que possibilitou a ampliação do Setor de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Câncer Araújo Jorge, serão destinados agora para a próxima fase de expansão da área assistencial, com a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Provenientes de acordos de não persecução penal e Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) destinados pelo Ministério Público de Goiás e Ministério Público do Trabalho em Goiás, o saldo residual possibilitará a construção de 11 novos leitos de UTI, sendo 1 de isolamento, no total de 279,07 m². Ao final, o HAJ contará com 21 leitos de terapia intensiva, além da construção do Hospital-Dia, e uma nova área de internação e apoios.


SERVIÇO

O quê:Inauguração das novas instalações do Centro Cirúrgico do Hospital Araújo Jorge

Quando:25 de março, segunda-feira

Horários: 8h às 9h, visita guiada às instalações, 9h, solenidade

Local:Hospital de Câncer Araújo Jorge – Rua 239, nº 181, Setor Universitário, Goiânia-GO

Com informações do Hospital Araújo Jorge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *